segunda-feira, 7 de julho de 2008

Festas de São João animaram cidade bracarense

As ruas de Braga voltaram a encher-se para mais uma celebração dos santos populares. Todos os anos, na noite de 23 para 24 de Junho festeja-se em honra de São João. Este ano não foi diferente! A chuva apareceu por instantes, mas não foi suficiente para estragar a festa que se prolongou noite dentro.


Ainda a noite não tinha chegado e centenas de pessoas se concentravam no centro de Braga, preparando-se para mais uma noitada. No ar, já se sentia o cheiro das tradicionais sardinhas assadas que eram depois 'regadas' com um copinho de vinho ao jantar. Por toda a Avenida de Liberdade, espalharam-se dezenas de barraquinhas e vendedores de alho-porro, manjericos e martelos. Esta noite traz boa oportunidade de negócio para estes comerciantes e grande uma diversão para os foliões.

Com o cair da noite, alguns milhares já ali se encontravam. Quem chegava, fosse idoso, adulto ou criança, era logo brindado com uma (ou várias!) martelada na cabeça. A destreza e a rapidez de movimentos eram, por isso, necessários para escapar aos martelinhos de plástico e não só! Alguns bracarenses e frequentadores habituais destes festejos vinham já munidos de alho-porro e algumas ervas de cheiro duvidoso que gentilmente esfregavam na cara daqueles que passavam. Rapidamente, os menos habituados logo se aperceberam que a melhor maneira de festejar o São João era usar uma mão para tapar a cara e a outra para segurar o martelo.

O ambiente acalmou (pouco) enquanto se esperava pelo início do desfile dos grupos filarmónicos, dos ranchos folclóricos, das rusgas, dos grupos de Zés Pereiras, entre outros. É uma oportunidade de dar a conhecer os grupos e a cultura bracarense aos habitantes de Braga e também aos que visitam a cidade. Finda a procissão a multidão volta a dispersar-se. O som dos martelos a saltitar de cabeça em cabeça volta a pairar sobre as ruas. É tempo de repor as forças, pois a noite é longa! A escolha é muita, desde as casas de farturas, das carnes aos carrinhos de algodão-doce, pipocas e até á barraquinha da ‘ginjinha’ e do ananás! Repostas as energias é tempo de voltar à carga. Enquanto a maioria resolve continuar a 'martelar', alguns resolvem dar uma pausa ao martelo e vão divertir-se nas brincadeiras do parque de diversões, outro dos grandes atractivos da festa.

A noitada é recheada ainda pelo fogo-de-artificio que ilumina ainda mais a cidade e concentra a atenção dos foliões. Este é o ponto alto das festa, afinal, todos gostam de ver o fogo. "Olha que bonito", ouve-se. Findo o espectaculo pirotécnico, alguns resolvem descansar desta noite longa. Mas para a maioria, o fogo indica que a noite ainda é longa e só acaba com o nascer do sol.

.
Mais Notícias Sobre o São João


-
"Sem martelos e manjericos não há São João"

- Comércio afectado pela crise

Programa das festas

- Festas de São João em Braga 2008

Fotogaleria

- Todas as imagens do São João

O São João de Braga na Blogosfera


Mais Vídeos do São João

Sem comentários: